Ministério da Saúde  
Saúde 24
Projetos

Visando uma melhoria contínua da qualidade dos cuidados o Serviço de Ortopedia está envolvido nos seguintes projetos:

- SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde)

Com vista à observância dos níveis de qualidade dos cuidados e garantia da segurança, a Entidade Reguladora da Saúde implementou o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS).

Desde 16 de Junho de 2010, o serviço de ortopedia, aderiu a este programa que “(…) pretende avaliar de forma objetiva e consistente, a qualidade dos cuidados de saúde prestados em Portugal, com base em indicadores de avaliação que permitirão obter um rating dos prestadores de cuidados… promovendo a melhoria contínua dos cuidados prestados” (manual de especificações, 2010:p.4). 

Saliente-se o posicionamento do serviço de ortopedia, no nível mais elevado da avaliação (+++), desde a adesão ao programa.


- RPA (Registo Português de Artroplastias) 

O RPA consiste numa base de dados onde são efetuados os registos de todas as artroplastia (próteses ortopédicas), promovido pela SPOT (Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia), destinada a monitorizar o seu desempenho ao longo dos anos.

Trata-se do registo de todas as informações que respeitam ao processo de implantação de próteses.


- Indicadores de Gestão 

Tendo por objetivo disponibilizar informação fidedigna e em tempo real, o serviço dispõe de instrumentos de apoio à gestão, com produção de indicadores, nas mais variadas áreas: médica, enfermagem, entre outras.

O serviço de ortopedia participa neste projeto, realizando auditorias e monitorizações periódicas desses indicadores, permitindo de forma sistemática aferir o cumprimento de objetivos estabelecidos, redefinir estratégias e alcançar progressivamente níveis mais elevados de desempenho.


- Avaliação da satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem 

Avaliamos desde 1 de junho de 2013, o grau de satisfação dos nossos clientes, através da análise de questionários, facultados no momento da alta.

 

- Consulta de enfermagem pré-operatória a utentes a serem submetidos a prótese da anca ou joelho 

Dispomos de uma consulta de enfermagem pré-operatória, efetuada por um enfermeiro especialista na área de reabilitação que pretende dotar o utente e prestador de cuidados, com conhecimentos e competências, para lidar de forma mais facilitadora na situação de pós-operatório.

Realiza-se alguns dias antes da cirurgia, permitindo ao utente o contacto com profissionais e ambiente físico que o irá acolher.

Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde ©2018 | Todos direitos reservados Portugal Interactivo
Governo de Portugal