Ministério da Saúde  
Saúde 24
Projetos

Ajudar para Vencer – Cuidar da Pessoa com Cancro da Mama

Este projeto da Unidade de Patologia Mamária surgiu em 2001 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da mulher com cancro da mama e reintegrá-la no seu meio sociofamiliar.

Salienta a importância do acompanhamento multidisciplinar da mulher, incluindo a reabilitação física, psicológica, social e profissional. São ainda determinantes neste processo a integração da família, companheiro, recursos da comunidade e o contributo de testemunhos na primeira pessoa.

O regresso rápido ao ambiente social e familiar é o desejo da toda esta grande equipa. Assim, ao promover a alta precoce torna-se importante manter um contacto contínuo, disponibilizando informação e ajudas técnicas que permitam cuidados sustentados e esclarecidos mesmo após a alta.

 

Consulta de Enfermagem de Estomaterapia

É dirigida à pessoa ostomiza­da e sua família e visa informar e ensinar práticas que os ajudem a adaptarem-se a esta nova condição de vida, bem como assegurar a vigilância adequada à ostomia, de modo a prevenir complicações ou a tratá-las caso estas surjam.

 

Para garantir a continuidade dos cuidados tem-se desenvolvido uma parceria com os cuidados de saúde primários.

Esta consulta decorre às 5ª feiras, das 8:00h às 14:00h, de 15 em 15 dias, na Unidade da Póvoa do Varzim. É realizada pelas enfermeiras Natália Ferreira e Ana Gonçalves.

Projectos de referência no âmbito da prática cirúrgica:

  • Cirurgia laparoscópica do cancro colo rectal;
  • Cirurgia diferenciada em regime de ambulatório;
  • Cirurgia laparoscópica microinvasiva;
  • Cirurgia oncoplástica do cancro da mama.
Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde ©2018 | Todos direitos reservados Portugal Interactivo
Governo de Portugal