Ministério da Saúde  
Saúde 24
Organização

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde é constituído por uma unidade hospitalar localizada na Póvoa de Varzim e outra em Vila do Conde, no centro das respectivas cidades, que distanciam entre si cerca de três quilómetros. Essas Unidades correspondem aos antigos hospitais que lhe deram origem.

A área de influência do Centro Hospitalar abrange os municípios da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e algumas freguesias vizinhas de outros municípios, nomeadamente de Esposende, Barcelos e Famalicão, o que corresponde a cerca de 150 000 habitantes.

Tratando-se de um Centro Hospitalar que resultou da integração de dois hospitais centenários, tal ressente-se na estrutura e nas necessidades de intervenções de conservação permanentes. Apesar de ter havido múltiplas intervenções que procuraram modernizar o interior, aproveitar ao máximo o espaço físico e humaniza-lo tanto quanto possível, só um novo hospital conseguirá dar a dignidade que se exige para os profissionais e clientes.


A UNIDADE DA PÓVOA DE VARZIM

No rés-do-chão ficam situados os Serviços de Urgência e Consulta Externa, o Serviço de Patologia Clínica e Imuno-Hemoterapia, a Imagiologia, os Serviços Farmacêuticos, a Esterilização, o Gabinete de Utente, uma sala do Voluntariado e a Capela.

No piso 1 situam-se os internamentos de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina Interna, bem como o Bloco de Partos e o Bloco Operatório. Neste piso existe, ainda, a cozinha.

No piso 2 está situado o internamento de Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia.

No sotão está localizada a Biblioteca, o Auditório e a Sala de Formação, bem como a telefonista e alguns gabinetes.

Acoplado a este edifício principal existe um corpo novo com quatro pisos. No primeiro piso estão instalados o Aprovisionamento e Armazém. No segundo ainda está por definir. No terceiro é constituído por um vestiário central e gabinetes. No quarto está Serviço de Medicina Física e Reabilitação.

No logradouro situa-se o Bar, a Rouparia e a Casa Mortuária.

Anexo ao edifício principal existe o edifício do antigo quartel, onde se encontra o Arquivo Clínico, o SIE, alguns armazéns e a Costura.


A UNIDADE DE VILA DO CONDE

O edifício principal é constituído por dois pisos.

No rés-do-chão está instalada a Consulta Externa, a Imagiologia, a Unidade Laboratorial, o interposto dos Serviços Farmacêuticos, os serviços administrativos, o Gabinete de Utente, uma sala do Voluntariado e a Capela.

No piso 1 localiza-se a UCA e o internamento do Serviço de Medicina Interna (que quando terminarem as obras de remodelação comportará todo o Serviço de Medicina).

No sotão fica o Auditório.

Anexo ao edifício principal, estão localizadas algumas unidades de apoio, nomeadamente Arquivo Administrativo, Costura e Rouparia, Oficinas e a Casa Mortuária.

ver organigrama »

Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde ©2014 | Todos direitos reservados Portugal Interactivo
Governo de Portugal